Benefícios do Pilates na Terceira Idade

Processo de Envelhecimento do Corpo

A terceira idade inicia, oficialmente, aos 60 anos e é uma fase da vida que chega para todos os seres humanos acompanhada de grandes mudanças, sejam elas físicas, biológicas, sociais e/ou emocionais. É difícil aceitar que o corpo não acompanha mais o mesmo ritmo de vida que costumava ter anteriormente.

Em busca de um envelhecimento saudável, cada vez mais as pessoas procuram se cuidar em relação a alimentação e a manter-se ativo, evitando dores, insônia ou a dependência de outras pessoas para cuidados diários.

Por que Escolher o Pilates?

O Método Pilates é um grande aliado para os idosos, pois é uma atividade de baixo impacto que vai ajudar no alívio das dores e tensões e no ganho de condicionamento físico, melhorando a flexibilidade, alongamento e fortalecimento dos músculos.

Como diria Joseph Pilates:

“Se aos 30 anos você está sem flexibilidade e fora de forma, você é um velho. Se aos 60 anos você é flexível e forte, você é um jovem”.

Benefícios do Método Pilates

Full length portrait of smiling people doing power fitness exercise at yoga class

Conheça todos os principais benefícios que este método pode trazer para a sua vida:

1 – Redução das dores
Com o avanço da idade, é comum o aparecimento de dores nas articulações devido aos desgastes dos ossos.
Quando se pratica o Pilates, o corpo fica mais flexível e fortalecido, diminuindo as dores generalizadas e recuperando articulações propensas a desenvolver artrose, já que a rigidez nestas articulações é reduzida devido à sua mobilização.

2 – Melhora da postura
A postura da pessoa idosa tende a ficar curvada, gerando muitas dores e posturas erradas.
Praticando o Pilates, a musculatura da coluna é alongada e fortalecida, melhorando a sustentação da postura.

3 – Melhora do equilíbrio
Na terceira idade, temos diminuição da massa muscular e redução dos reflexos, aumentando o risco de quedas e traumas.
Os exercícios realizados nas aulas de pilates fortalecem os músculos essenciais para melhorar o equilíbrio e desenvolver a consciência corporal.

4 – Fortalecimento muscular
Com o passar do tempo, o corpo vai enfraquecendo, principalmente quando não estimulado.
O Pilates fortalece o corpo todo, mantendo e/ou aumentando a massa muscular, o que facilita a realização de atividades diárias como amarrar o tênis, abaixar, sentar, levantar, entre outras.

5 – Aumento da flexibilidade
Devido aos alongamentos realizados no início e ao final das aulas, a melhora da flexibilidade é o primeiro benefício observado após o início da prática do método.
É muito importante ter mais flexibilidade, pois com a amplitude dos movimentos aumentada observa-se uma sensação de maior autonomia no dia-a-dia, bem-estar, rejuvenescimento e menor rigidez nas articulações.

6 – Melhora da consciência corporal
Todos os exercícios de Pilates são realizados prestando atenção nos movimentos, na postura e na respiração, estimulado a percepção corporal. Assim, o aluno passa a corrigir sua postura dentro e fora do studio também, durante suas atividades diárias.

7 – Ajuda no controle de diversas doenças
O fortalecimento e a melhora do condicionamento físico auxiliam na prevenção e no controle de diversas patologias.
O trabalho muito importante da musculatura de assoalho pélvico ajuda na melhora da incontinência urinária e fecal, os famosos escapes de urina, comuns nesta fase da vida.

8 – Mantém e/ou aumenta a densidade óssea
Quando o Pilates é realizado nos Studios e com aparelhos, as molas fazem uma resistência durante os exercícios de fortalecimento, representando uma carga contrária ao movimento. Desta forma, a massa muscular é mantida e/ou aumentada, auxiliando no controle da perda óssea.

9 – Melhora a mobilidade
O fortalecimento do corpo, principalmente a musculatura das pernas, facilita as fases da marcha, tornando o processo de caminhar mais fácil.

10 – Manutenção do peso corporal
A importância de praticar uma atividade física na terceira idade também se deve ao fato de controlar o peso corporal, pois normalmente a rotina se torna mais devagar e a perda calórica também.

11 – Melhora da auto-estima
Ao iniciar o Pilates, as aulas são realizadas com outras pessoas, fazendo com que o aluno desenvolva um círculo de amizades, independentemente da idade.

A prática de exercícios físicos produz hormônios que estimulam a sensação de relaxamento e bem-estar.

Todos estes fatores juntos estimulam a concentração, a memória e reduz a depressão.

Concluindo

O Método Pilates é uma excelente opção de atividade física na terceira idade para quem pensa em envelhecer com saúde, pois ele traz benefícios que melhoram (e muito) a vida de quem o pratica. Que tal perceber todas estas mudanças positivas em seu corpo? Agende sua aula experimental e sinta os benefícios!

[psfb id="136" title=""]

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *