Como o Pilates Pode Ajudar com as Dores nas Costas

Atualmente, as dores nas costas, ombros e pescoço incomodam grande parte da população e normalmente resultam do modelo de vida que cada vez mais assumimos: uma rotina sedentária na qual passamos horas a fio sentados em frente a um computador no horário de trabalho e, agravando ainda mais a situação, quando não estamos trabalhando, passamos horas utilizando nossos smartphones com a postura totalmente curvada.

Estas dores podem ser originadas tanto pelo estilo de vida sedentário, estresse ou má postura, como também devido alterações estruturais da coluna vertebral, uma queda que tenha sofrido em algum momento ou patologias já existentes na região.

Independente do motivo que desencadeia as dores, como você pode resolver este problema? Com o Pilates! Neste artigo, entenda como esta modalidade de exercício físico atua no nosso corpo, quais os seus princípios e benefícios e por que ajuda tanto a aliviar estes incômodos.

POR QUE O PILATES MELHORA AS DORES NAS COSTAS

Primeiramente, vamos relembrar os princípios deste método que engloba tanto um condicionamento físico como mental e, portanto, além de alongar, mobilizar e fortalecer a musculatura responsável pela sustentação da postura, ele também desenvolve a conscientização corporal para que o aluno entenda qual é a postura correta e a importância de manter ela no seu dia-a-dia. São eles: Concentração, Controle, Fluidez, Precisão, Respiração e Centralização (Powerhouse).

Este último, o Powerhouse, é justamente o conjunto de músculos profundos que estabilizam a coluna e são ativados durante praticamente todos os exercícios do pilates. Desta forma, gradualmente conseguimos o fortalecimento da musculatura postural e consequente alívio das dores nas costas.

Quando a dor é causada pela tensão e estresse acumulados na região de ombros e pescoço, o pilates entra como um importante aliado devido ao alongamento global, promovendo o relaxamento desta região. O encurtamento da musculatura causado pela má postura nas atividades diárias também contribui com as dores na região lombar e cervical, por isso os exercícios são tão eficientes no tratamento destas afecções.

No caso de outras patologias da coluna como cifose, lordose, escoliose, hérnia discal, espondilolistese, entre outras, que podem ser causadas por fatores que não a má postura, o pilates também tem extrema importância, pois o alongamento e fortalecimento dos músculos da coluna serão necessários para a redução ou controle das dores.

DICAS PARA O SEU DIA-A-DIA

Apesar de toda a eficácia do método Pilates no tratamento das dores na coluna, independente de a causa destas dores serem por má postura ou por outras doenças já existentes no local, normalmente os exercícios são realizados de uma a três vezes por semana durante aproximadamente uma hora. Isto quer dizer que a semana tem muitas horas a mais do que os minutos que estamos praticando esta modalidade.

Desta forma, a eficiência do método está diretamente relacionada às correções de postura que o aluno passa a fazer durante a sua rotina. Como o pilates, além de fortalecer os músculos que vão sustentar a coluna, também desperta a conscientização do corpo, com o passar do tempo de prática dos exercícios o aluno começa naturalmente a contrair o abdome, sentar e manter a coluna mais ereta (respeitando suas curvaturas naturais) nas suas atividades diárias.

O tempo de prática e a assiduidade nas aulas também têm grande influência na redução das dores, pois o processo de ganho de alongamento e força é gradual, aumentando com o tempo que o aluno frequenta as aulas de pilates.

Nossa principal dica para casa é: cuide da sua postura! Esta simples mudança de hábito quando você senta em frente ao seu computador pode melhorar e muito as dores nas costas que você vem sentindo após sua jornada de trabalho. E experimente o Pilates, e descubra os benefícios e a qualidade que ele pode trazer pra sua vida!

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