O Que É o Método Pilates?

Frase mais famosa de Joseph Pilates:

“Com 10 sessões você perceberá a diferença, com 20 sessões os outros irão perceber a diferença e com 30 sessões você vai ter um novo corpo”

O Pilates é um método de exercício físico que estimula o corpo de forma global, no qual os exercícios compreendem o uso de vários grupos musculares ao mesmo tempo, com o objetivo de melhorar alongamento, flexibilidade, força e tônus muscular.

Para tanto, ele faz uso do peso do próprio corpo no Pilates de Solo bem como de aparelhos específicos com molas de resistência / auxílio nos Studios de Pilates.

O método se tornou cada vez mais conhecido ao redor do mundo pelo fato de que ele é para todos, ou seja, qualquer um pode praticar: homens, mulheres, gestantes, crianças e idosos.

Ele vem sendo utilizado tanto na prevenção ou recuperação de lesões em indivíduos com alguma patologia quanto para aumento do bem-estar e qualidade de vida em pessoas saudáveis.

As aulas são personalizadas para atender individualmente a necessidade de cada aluno em uma frequência que varia de uma a três vezes na semana.

BENEFÍCIOS DO PILATES

“Você é tão jovem como a flexibilidade da sua coluna”, esta é uma das conhecidas frases de Joseph, sendo o ganho do alongamento e flexibilidade alguns dos principais benefícios que o método traz, seguido de outros:

  • Melhora do Condicionamento Físico;
  • Correção de Problemas Posturais;
  • Estímulo da Circulação / Eliminação de toxinas e Melhora da Drenagem Linfática;
  • Melhora das dores e Drenagem durante a Gestação;
  • Melhora da Coordenação Motora e Concentração;
  • Tonificação da Musculatura (especialmente musculatura abdominal);
  • Ajuda na Descompressão das Vértebras da Coluna;
  • Desaceleração de Processos Degenerativos e de Envelhecimento;
  • Auxílio na Prevenção da Osteoporose;
  • Aumento da Capacidade Respiratória e Cardiovascular;
  • Relaxamento e Bem-estar, reduzindo o stress;
  • Diminuição na Fadiga e Dores Musculares;
  • Melhora do Desempenho Sexual e Desportivo;
  • Melhora da Autoestima;
  • Ajuda no Controle de Peso.

UM POUCO DA ORIGEM DO MÉTODO PILATES

Joseph Pilates nasceu em 1883 em um vilarejo na Alemanha e foi uma criança doente, frágil, asmática, raquítica e com febre reumática.

Para contrariar suas condições físicas, Joseph buscou na prática de esportes a solução para manter seu corpo sadio, o que mais tarde leva ao desenvolvimento de seu método de trabalho, hoje conhecido como Pilates.

O método tem influência da yoga, mergulho, boxe, natação, esqui e acrobacias combinados com conhecimentos da fisiologia dos movimentos e exercícios ocidentais e da medicina oriental.

O objetivo do Método de Joseph foi encontrar o equilíbrio entre o corpo e a mente, principalmente em um mundo que já estava em constante modernização, cada vez mais sedentário, no qual as pessoas já vinham focadas no resultado de sua produção no trabalho.

Aos 32 anos, mudou-se para a Inglaterra para ser boxeador profissional. Anos após, Joseph ficou confinado em um campo de concentração em Lancaster e foi então que ele aplicou seu método de condicionamento com exercícios que utilizavam a resistência das molas das camas para que seus pacientes começassem a tonificar sua musculatura antes mesmo de poderem levantar.

Sua técnica foi reconhecida quando nenhum dos internos daquele campo sucumbiu a uma epidemia de gripe (influenza) que fez muitas vítimas em outros campos.

Aos poucos, a técnica foi sendo reconhecida e utilizada para recuperação de lesões de esportes, como no caso dos bailarinos e, mais tarde, se espalhou pelo mundo todo.

PRINCÍPIOS DO MÉTODO

“É a mente que esculpe o corpo”, outra frase conhecida de Joseph que nos refere ao quão importante é realizarmos esta atividade física baseada nos seis pilares do método:

Concentração, Controle, Fluidez, Precisão, Centralização (Powerhouse) e Respiração.

Estes princípios garantem que os exercícios sejam suaves, coordenados e realizados com atenção para que se possa corrigir padrões posturais e fortalecer o Powerhouse (conjunto de músculos que estabilizam a coluna lombar, torácica e cervical).

Não interessa o que você faz e, sim, como você faz”.

CONCLUINDO

O pilates aumenta a conscientização postural e coordenação motora, e tais benefícios proporcionam o alivio de dores crônicas e previnem lesões, tanto esportivas como nas atividades de seu cotidiano.

Desta forma, o método é indicado em casos de recuperação ou reabilitação, mas também para alcançar saúde e bem-estar.

Além da melhora no condicionamento físico, também reflete na saúde emocional através do relaxamento e redução do stress, equilibrando a mente.

Após saber a respeito de toda esta mudança que o pilates pode fazer na sua vida, que tal agendar uma aula experimental para você conhecer este método incrível e se sentir mais disposto para enfrentar o seu dia-a-dia?

“Seu corpo é seu maior bem, ele guarda e reflete sua alma. Cuide dele como se fosse uma pedra preciosa e nós o lapidaremos.” – Joseph Pilates

Para saber mais dicas sobre Pilates, fique atenta (o) aos novos conteúdos que serão publicados aqui em nossa Blog.

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