Pilates Emagrece?

Nosso objetivo no artigo de hoje é desmistificar o Pilates e esclarecer de
uma vez por todas esta que é uma grande dúvida quando os alunos procuram
os Studios de Pilates para iniciar sua prática de atividade física. O que você
acha: Pilates emagrece ou não?

Para chegar a uma consideração final, primeiro vamos entender qual modalidade de atividade física o pilates se encaixa e como ele age no nosso corpo.

Tipos de Atividade Física

Podemos separar a atividade física em dois tipos: exercícios aeróbicos e exercícios anaeróbicos. Vamos entender cada um?

O exercício aeróbico é aquele em que o corpo utiliza oxigênio para produzir energia e que são feitos por um longo período de tempo. Como forma de proteger o cérebro para não consumir a energia necessária para seu funcionamento, este exercício estimula o corpo a queimar a gordura na produção da energia, gerando consequente emagrecimento. Você estará fazendo este tipo de atividade ao caminhar, correr, dançar, nadar, pedalar.

O exercício anaeróbico não utiliza o oxigênio como fonte de energia e sim o consumo de carboidratos e se caracteriza por um treino de fortalecimento intenso em um determinado período de tempo, com consequente aumento de massa magra e ganho de resistência. Exemplos de atividade física anaeróbica são a musculação, corrida, natação, Pilates.

Agora que já sabemos que o pilates é um tipo de atividade anaeróbica, posso afirmar que o objetivo do pilates é emagrecer? Vamos para mais um esclarecimento antes, afinal precisamos entender o que é emagrecer.

Diferença entre perder peso e perder massa de gordura

Quando falamos em emagrecer, muitas pessoas pensam em baixar o peso na balança, mas será que quando reduzimos o número na balança estamos realmente reduzindo nossa massa de gordura? Não necessariamente! E é aqui que você precisa entender como este mecanismo funciona para escolher a atividade física certa para você!

Quando pensamos em reduzir o peso na balança, procuramos direto uma atividade com um gasto calórico intenso como dança, corrida ou luta que podem eliminar de 400 até 800 calorias em uma hora.

No entanto, uma atividade física que considere o ganho de massa magra tem um efeito muito importante a ser considerado: o aumento do metabolismo basal. Hoje sabemos que estes dois fatores estão intimamente ligados e ambos influenciam no emagrecimento. A prática de uma hora de musculação ou pilates vai consumir uma média de 200 calorias a, no máximo e em uma aula muito intensa, 400 calorias, o que não caracteriza uma perda muito significativa quando comparada a outras modalidades.

Em contrapartida, o aumento de massa magra no corpo gera um gasto energético não apenas no momento da prática, mas também na sua recuperação e no momento de repouso, até mesmo enquanto dormimos! Que tal emagrecer dormindo? Um sonho, não é mesmo?

A massa magra que foi conquistada na musculação ou aula de pilates vai auxiliar na redução da massa de gordura, melhorando o contorno corporal e podendo ser visível a diferença nas roupas, mesmo que o peso na balança não tenha mudado ou a diferença tenha sido pouca, afinal a massa muscular tem um maior peso quando comparada à mesma quantidade de massa de gordura. Mas o que vale é a redução da numeração de roupa!

Concluindo…

Afinal, qual tipo de atividade física devo escolher: aeróbico ou anaeróbico? De preferência você deve combinar os dois tipos de modalidade, pois cada uma traz benefícios diferentes para a saúde que vão além de um corpo perfeito.

E quais os benefícios estéticos que o Pilates pode oferecer? Além de uma enorme contribuição para a saúde, os pilateiros podem observar ganho de massa magra, definição muscular, aumento do metabolismo basal, redução da massa de gordura e melhora do contorno corporal com consequente emagrecimento. Portanto, sim, o pilates pode vai te ajudar a emagrecer!

Agora, claro, nem preciso falar que para que isso seja conquistado precisamos associar a uma dieta equilibrada e hábitos de vida saudáveis, né? Então, o que você está esperando para começar agora mesmo a sua prática de Pilates? Aguardamos você em nosso Studio para uma aula experimental ☺

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *