Quarentena: Imunidade x Ativisade Física

Estamos enfrentando um momento de isolamento social devido ao Covid-19, vírus ainda pouco conhecido que nos obrigou a adaptar nossos trabalhos e nossa rotina para dentro de casa.

E, neste momento de tantas incertezas, vêm uma pergunta em nossa cabeça: devo me preocupar em adaptar também a minha atividade física? Quais são os benefícios de uma rotina de exercícios? Será que isto poderia ajudar de alguma forma minha imunidade? Afinal, estamos nos protegendo de um vírus e isso requer uma boa defesa do meu organismo, certo?

Pois bem, antes de falar especificamente da atividade física, vamos te dar algumas dicas que você pode incorporar no seu dia-a-dia e que podem ajudar a melhorar seu sistema imunológico!

1. Alimentação Saudável

Não estou falando necessariamente de uma dieta com nutricionista e nem vou dizer o que você tem que comer ou deixar de comer. Para este momento, vamos falar apenas de uma alimentação equilibrada, com a presença de frutas, verduras, legumes, proteínas e carboidratos sem excesso, aquele famoso prato super colorido! E para quem tem dificuldade em se manter longe de um docinho, apenas recomendamos moderação! Lembre-se de que você deve estar menos ativa do que o seu normal, pois está evitando sair de casa para ir ao trabalho, passar na costureira ou em uma loja de roupas, ir ao supermercado ou farmácia, ou até mesmo tomar um café com uma amiga, enfim, isso pode dar um susto quando você conferir a balança. Portanto, atenção!

2. Beba Água

Hidratar o corpo é essencial por diversos motivos: manter-se saudável, cuidar da sua pele e, principalmente para este momento, manter as mucosas úmidas, pois quando estão ressecadas, é mais propício para a instalação de vírus e bactérias e nós não queremos isso neste momento, certo?

A quantidade recomendada de água por dia (não inclui café, chá, refrigerante, chimarrão ou outros líquidos) é em torno de 2 litros por dia, com algumas variações dependendo da idade, funcionamento dos rins ou se você pratica uma atividade física muito intensa.

3. Evite álcool e cigarro

Estes hábitos em excesso podem baixar sua imunidade e, no momento, precisamos cuidar muito dela! Para os adoradores de vinho que já estão prontos para questionar esta informação e apontar seus benefícios, ele é sim muito bem-vindo, mas dentro da recomendação médica de uma taça diária de vinho!

4. Dormir bem

Um sono de 6 a 8 horas por dia é fundamental para que o corpo descanse e recupere as nossas defesas. Portanto, aproveite que mesmo trabalhando você provavelmente não está perdendo horas no trânsito para chegar ao seu trabalho e capriche um pouco mais no seu descanso.

5. Stress

Não é novidade que o stress baixa a nossa imunidade, não é mesmo? Pois bem, ele atrapalha no combate do nosso corpo aos radicais livres, podendo contribuir para o aparecimento de algumas doenças. Você já ouviu falar de alguém que faleceu por stress? Acredito que não! Mas as pessoas desenvolvem doenças nas quais ele é um grande coadjuvante, como cardíacas, diabetes, respiratórias, entre outras. Então vamos pensar em quais ações podem ser incorporadas na sua rotina para trazer um relaxamento?

6. Agora sim, a atividade física!

Chegamos onde nós queríamos, como a atividade física pode contribuir para nossa imunidade? Vamos lá!

Primeiro vamos deixar bem claro que essas orientações são para pessoas saudáveis e que não estão com qualquer sintoma de gripe, febre, dores de garganta ou até mesmo com sintomas suspeitos do Coronavírus. Se você está se sentindo bem, então essas dicas são para você!

Em segundo lugar, vamos esclarecer que estamos falando de uma atividade física leve a moderada, ou seja, uma aula de dança, pilates, alongamento, circuito funcional, corrida leve e não de uma maratona, treinamento excessivo ou uma atividade intensa que, nestes casos, podem sim baixar sua imunidade.

Tratando-se de uma rotina de exercícios leve a moderada, ela tem muitos fatores positivos pelo fato de que normalmente vêm combinada a pelo menos um dos itens acima, caracterizando um estilo de vida mais saudável. A pessoa que pratica um exercício normalmente tem alguns cuidados com a alimentação, toma mais água ou tem uma noite melhor de sono. Desta forma, sua imunidade já é melhor do que as pessoas sedentárias.

Outro ponto positivo a ser citado é que a atividade física aumenta a circulação sanguínea, o que incrementa o aporte de suprimentos em todo o corpo, reduzindo possíveis inflamações. Também produz um efeito nas células de defesa, aumentando sua quantidade e eficiência para englobar e destruir agentes patógenos, protegendo nosso corpo contra doenças.

O último benefício e acredito que o mais importante é o alívio do stress. Praticar exercícios físicos alivia tensões, dores em geral, “esvaziam a cabeça”, produz hormônios chamados bons por trazerem a sensação de relaxamento e bem-estar e, quando praticados regularmente, auxiliam a reduzir o stress e prevenir o aparecimento de doenças crônicas.

Sensacional, não é? Então o que você está esperando para começar um estilo de vida mais saudável agora mesmo? E o fato de você não poder ir a uma academia, escola ou Studio de Pilates não é desculpa, afinal neste momento de resguarda todos estamos trabalhando de forma a levar até você um pouco de qualidade de vida de forma online! E, quando tudo voltar ao normal, aguardamos você em nosso espaço para dar sequência a esse novo estilo de vida bem de pertinho

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